Projeto: Especialização em Tecnologias sociais, inovação e práticas sustentáveis em agroecologia

Especialização em Tecnologias sociais, inovação e práticas sustentáveis em agroecologia

Coordenador: Vinicius Gomes de Castro

Contato: [email protected]

Valor Total Conveniado: 1.604.900,00

Especialização voltada à formação de profissionais para desenvolver tecnologias sociais e práticas agroecológicas sustentáveis, fortalecendo a agricultura familiar, a convivência com o semiárido e o desenvolvimento das comunidades rurais.


A Especialização em Tecnologias sociais, inovação e práticas sustentáveis em agroecologia irá possibilitar ao seu público conhecimento teórico e prático para o desenvolvimento de tecnologias e pesquisas adaptadas às condições geoambientais do semiárido, que são necessárias para se atingir uma agricultura com base no uso racional da água e no aproveitamento de fontes alternativas dos recursos naturais. Neste aspecto, faz-se necessário ofertar ao mercado de trabalho profissionais especializados e qualificados, que tenham competência técnica e científica para atuarem junto às comunidades rurais e capacitar produtores para fortalecerem suas atividades a partir de uma produção organizada, bem como a melhorarem e ampliarem a comercialização, aquecendo os comércios locais, com a expansão de mercados para produtos e serviços oriundos da agricultura familiar. Além disso, tornar os agrossistemas familiares sustentáveis do ponto de vista ambiental e promover, inclusive, a melhoria da qualidade de vida dos camponeses do semiárido.
Verifica-se a importância deste curso de Pós-Graduação Lato Sensu não só para o município de Mossoró, mas também para as demais microrregiões constituintes das mesoregiões do Rio Grande do Norte. A formação de especialistas atenderá a demanda do mercado de trabalho por profissionais capazes de validar as tecnologias sociais de convivência com o semiárido e promover as trocas de saberes e a construção coletiva de práticas agrícolas sustentáveis que considerem as condições edafoclimáticas do semiárido e, também, a implementação de produtos de inovação tecnológicos de baixo custo que permitam incluir as mulheres e jovens camponeses no processo produtivo.
Ademais, contribuirá para Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) desenvolver sua missão, principalmente, quando se considera o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, que esta deve obedecer como Instituição de Ensino Superior (BRASIL, 1988).

 

 

EQUIPE

  1. Vinicius Gomes de Castro (Coordenador)

  2. Fadyla Kessia Rocha de Araujo (Vice-Coordenador)

  3. Vania Christina Nascimento Porto (Membro)