Projeto: Licenciatura em Pedagogia Bilingue

Licenciatura em Pedagogia Bilingue

Coordenador: Karla Raphaella Costa Pereira

Contato: [email protected]

Valor Total Conveniado: R$ 324.000,00

O objetivo geral do curso é formar pedagogos, surdos e ouvintes, com competências teóricas e práticas para uma atuação crítica, inovadora e inclusiva. Prepara docentes para a educação básica (educação infantil, ensino fundamental – anos iniciais) e cursos de educação profissional, além de gestão e coordenação pedagógica em espaços escolares e não escolares. No PARFOR-Equidade, qualifica professores da rede pública e de formação por alternância que atuam na área sem formação adequada.


Os cursos em Letras Libras e de Pedagogia Bilíngue, no par linguístico Libras/Português, surgiram no país como proposição para atender tanto às demandas pela inclusão dos surdos na sociedade, de modo abrangente, e na educação, de maneira específica, quanto a necessidade de oferta de Libras nos cursos de Licenciaturas e Fonoaudiologia, em observância a legislação vigente. A educação de surdos no país vem se expandindo, adequando-se a múltiplas necessidades e, em comprometimento a essas demandas, temos a criação de uma nova modalidade de ensino na Lei de Diretrizes e Bases (LDB): a Educação Bilíngue de Surdos, garantida pela Lei nº 14.191 de 13 de agosto de 2021, que prevê a oferta da educação bilíngue em idade regular aos surdos, surdo cegos, com deficiência auditiva sinalizante, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas. Tais mudanças encontram-se em pleno curso, sobretudo no tocante ao atendimento de crianças surdas em idade regular de ensino, na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Diversas pesquisas demonstram a escassez de profissionais qualificados na área para oferecer educação bilíngue a essa população, tendo sido regulamentada apenas nos últimos anos em alguns municípios de nosso estado. Na contramão dessa demanda, no Brasil, existem apenas 3 cursos de Pedagogia Bilíngue presenciais: no IFSC, em Santa Catarina, aberto em 2016; no IFG, em Goiás, aberto em 2018; e no INES, Rio de Janeiro, aberto em 2019. O projeto de criação do Curso de Pedagogia Bilíngue Libras/Língua Portuguesa é resultado do esforço coletivo do grupo de professores e alunos da área de Letras Libras da UFERSA, enquanto parte significativa da comunidade surda da região do semiárido potiguar, na medida em que propõe a ampliação da oferta de cursos inclusivos, no âmbito da Instituição, em resposta à demanda do movimento de lutas e fortalecimento da comunidade surda da região.

A proposta de abertura do curso de Pedagogia Bilíngue está em alinhamento com a missão institucional de contribuir diretamente com o processo de transformação da realidade do semiárido, aqui por meio da formação de professores(as) para a Educação Básica da região, bem como de outros campos profissionais competentes para atuarem nas funções de gestão, coordenação e supervisão escolar, na educação especial, na educação profissional, na educação de jovens e adultos, dentre outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos interculturais e atuação bilíngue, em contextos escolares e nãoescolares. Faz-se ainda necessário apontarmos nesta justificativa a complementação entre formações, visto que, na UFERSA, já temos os cursos de Licenciatura em Letras Libras, Letras Inglês, Letras Português, além de Licenciatura em Física, no campus Caraúbas, bem como o curso de Pedagogia em Angicos e de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (LEDOC), em Mossoró. Essa seria a possibilidade de estender o atendimento dos aspectos formativos de todas as modalidades e níveis da educação básica e inclusiva para a  educação bilíngue, Português-Libras.

Ressaltamos que o Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue contribuirá ainda para o incremento do número de vagas no ensino superior público gratuito e de qualidade, em uma região carente de recursos humanos no país, o que colabora decisivamente para a formação profissional com qualidade científica, cultural e técnica, voltada para a realidade do semiárido brasileiro. Logo, considerando a existência do marco regulatório, das demandas locais de formação de pedagogos bilíngues e das normas estatutárias e regimentais que criam e regulam os cursos de graduação no âmbito da UFERSA, a existência de um Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue reitera a função social da Universidade em promover a formação, em nível superior, contextualizada e adequada às demandas regionais e nacionais.

 

Equipe

Karla Raphaella Costa Pereira (Coordenadora)

Maria Ghisleny de Paiva Brasil (Vice-coordenadora)

Mifra Angelica Chaves da Costa (Colaboradora)