Coordenador: Ambrosio Paulo Bessa Junior
Contato: [email protected]
Valor Total Conveniado: R$ 254.000,00
Incentivar a aquicultura, como alternativa e diversificação de atividade econômica, considerando as características locais, por meio de instalações estratégicas de módulos de produção aquícola.
O desafio de reduzir o uso dos recursos naturais no processo de expansão da Aquicultura, mediante aumento da produtividade, minimizando adicionalmente os prejuízos ocasionados pelas enfermidades de importância econômica para o cultivo de organismos aquáticos, métodos e práticas de cultivo, cuja sistemática aplicação, além de aumentar a produtividade, assegura a produção em convivência com as referidas adversidades. Em realidade, o conceito de Módulos Aquícolas, que será aprimorado e edificado no Setor de aquicultura da UFERSA, será disseminado na aquicultura do Rio Grande do Norte, gerando melhor relação custo x benefício para garantir o desempenho produtivo, a expansão vertical e o desenvolvimento sustentável da atividade de aquicultura. Os Módulo produtivos contribuirão para o ensino dos alunos de graduação dos cursos de Engenharia de pesca, Medicina veterinária, Zootecnia e Agronomia, como também para os cursos de pós graduação em Ciências animais, Produção animal e Ambiente, tecnologia e sociedade. Esse projeto permitirá ainda a pesquisa realizada pelo corpo docente dos cursos citados como também trabalho de extensão na capacitação de micros e pequenos produtores de organismos aquáticos.
O projeto dos Módulos produtivos será edificado no Setor de aquicultura da UFERSA campos Mossoró, o projeto contará com 14 tanques pré fabricados com manta PEAD (Polietileno em alta densidade), apresentando área individual de 12,5 m2 e volume de 15 m3. Todos os tanques contarão com abastecimento, drenagem e aeração individual. Toda a água utilizada será reaproveita após tratamento prévio em bacia de estabilização. O projeto contará ainda com uma estação de energia solar energia solar para atender a demanda elétrica. A contrapartida para a elaboração do projeto técnicos de Engenharia civil, hidráulico e elétrico, será do Departamento de Ordenamento e Desenvolvimento da Aquicultura da Secretaria de Aquicultura e Pesca - SAP/MAPA em convênio com a UFERSA.