Coordenador: JEAN BERG ALVES DA SILVA
Contato: [email protected]
Valor Total Conveniado: R$ 250.000,00
O projeto "Raízes do Semiárido" visa promover o desenvolvimento sustentável no contexto semiárido, integrando três pilares fundamentais: agricultura, conservação da caatinga e criação de abelhas. A justificativa para esse projeto se baseia na urgência de enfrentar desafios como segurança alimentar, ambiental e perda de biodiversidade na região.
O projeto "Semear" tem como objetivo principal integrar a realidade cotidiana dos alunos à experiência educacional, proporcionando uma abordagem prática para o aprendizado. Através da construção e manutenção de hortas escolares, o projeto visa educar alunos, professores e comunidade sobre saudável, nutrição, agroecologia, preservação ambiental e empreendedorismo. A metodologia participativa envolve os alunos na criação e manutenção das hortas, promovendo a reflexão diária e a interação entre diversas disciplina estão previstos cursos, palestras e oficinas sobre questões ambientais e agroecologia, visando conscientizar sobre a importância da preservação do me O projeto também estimula o empreendedorismo, já que parte dos produtos cultivados será comercializada para sustentabilidade da horta. A horta escum laboratório vivo, onde os alunos aplicam conhecimentos teóricos na prática, difundindo conceito de agroecologia e produção sustentável de alimente Ao final do projeto espera-se que a comunidade escolar esteja mais familiarizada com o funcionamento da horta e que utilize os produtos cultivados. Olevar o conhecimento adquirido para casa, contribuindo para uma escolha alimentar mais consciente e promovendo hortas comunitárias e caseiras.
Serão atendidas cinco escolas públicas do município de Mossoró-RN, com potencial de impactar 2.000 famílias do semiárido potiguar.
Curso de Formação Inicial e Continuada sobre agricultura urbana para mulheres do semiárido, serão formadas duas turmas com 15 mulheres cada, um curso teórico prática sobre a montagem de hortas individuais e comunitárias, incentivando a implantação de quintais produtivos nas periferias do Mossoró-RN. O curso terá uma duração total de sessenta horas, com a maior parte da carga horária prática, ao final do curso as concluintes receberão um kit para iniciar o quintal produtivo (mudas, insumos e cartilha), além de orientação e acompanhamento especializado.
Equipe